terça-feira, 23 de setembro de 2014

ORAÇÃO DE SALOMÃO PARA OBTER A SABEDORIA



Deus dos nossos pais e Senhor de misericórdia, que tudo criaste pela tua palavra, que formaste o homem pela tua sabedoria, a fim de que dominasse sobre todas as criaturas que chamaste à existência, governasse o mundo com santidade e justiça e exercesse o julgamento com rectidão de espírito, dá-me a sabedoria que se senta junto do teu trono e não me excluas do número dos teus filhos.

Pois eu sou teu servo e filho da tua serva, homem débil e de vida breve, incapaz de compreender a justiça e as leis.

Mesmo que alguém fosse perfeito entre os homens, sem a sabedoria que vem de ti, seria nada.

Tu me escolheste como rei do teu povo, como juiz dos teus filhos e filhas.

Tu me mandaste construir um templo no teu monte santo e um altar na cidade da tua morada, à imitação da tenda santa que preparaste desde o princípio.

Contigo está a sabedoria, que conhece as tuas obras, que estava presente quando fazias o mundo, e que sabe o que é agradável a teus olhos e o que é recto segundo os teus mandamentos.

Envia-a, pois, do teu santo céu, digna-te enviá-la do trono da tua glória, para que me assista nos meus trabalhos, e eu conheça aquilo que te é agradável.

Pois ela sabe e compreende tudo, guiará os meus actos com prudência e me protegerá com a sua glória.

Assim, as minhas obras te serão agradáveis, governarei o teu povo com justiça e serei digno do trono de meu pai.

Pois que homem poderia conhecer a vontade de Deus?

Quem poderá imaginar o que pretende o Senhor?

Os pensamentos dos mortais são hesitantes, e incertas as nossas reflexões; porque o corpo corruptível é um peso para a alma, e esta tenda terrena oprime a mente cheia de cuidados.

Mal podemos entender o que há sobre a terra e o que está ao nosso alcance dificilmente o descobrimos; quem poderá, pois, compreender o que há no Céu?

E quem conhecerá a tua vontade, se não lhe deres a sabedoria, e não enviares o teu santo espírito lá do Céu?

Assim se endireitaram as veredas dos que vivem na terra, os homens aprenderam o que é do teu agrado e pela sabedoria foram salvos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...