quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

DESAFIO E RESPOSTA



Compadece-te, pede a vida.

Compadece-te, pede a lei.

A vida é amor e a lei é justiça, no entanto, por marco de interação, a Divina Providência colocou entre ambas a fonte da misericórdia, assegurando o equilíbrio.

O amor sabe que, sem justiça, a estrada mergulharia no caos, e a justiça reconhece que, sem amor, a meta se perderia nas tramas do ódio.

Acende, pois a lâmpada de tua compaixão e clareia a marcha.

Quando a névoa obscureça algum trecho da senda, aponta o rumo certo e, conquanto não percas a prioridade do raciocínio, estende o pão da bondade com o metro da lógica.

Se alguém te escorraça, recorda que ninguém altearia os punhos contra o próximo se estivesse convencido de que, um dia, no Plano Superior, seremos inquiridos sobre aquilo que estamos fazendo aos nossos irmãos; se alguém te menospreza, reflete que ninguém depreciaria um companheiro se soubesse que, amanhã, talvez renasça no lar daqueles mesmos a quem haja fustigado com o látego da aversão; se alguém te injuria, lembra-te de que ninguém ergueria o verbo, em louvor da crueldade, se realmente acreditasse que responderemos por todos os espinhos que estivermos semeando nos caminhos alheios; se alguém te prejudica pelo abuso de autoridade, pensa que ninguém se desmandaria no poder se meditasse na hora inevitável em que será compelido a fundir todas as vanglórias humanas num punhado de cinzas!...

Serve, reconhecendo que o trabalho é nossa herança comum na jornada evolutiva, e ora, aceitando no firmamento o teto abençoado que a todos nos acolhe como filhos de Deus.

À frente de quem se aproxime, compadece-te.

Todos somos alunos na escola da experiência.

Cada lição conquistada resulta de esforço.


Esforço, muitas vezes, encontra dificuldade. 

Toda dificuldade é um desafio.

E, diante de qualquer desafio, antes de tudo, compaixão é a resposta.
Fonte: do Livro "Encontro Marcado" de Franscico Cândido Xavier (Emmanuel
)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...